helena wedding photographer

SARA & GUILHERME

PEQUENO É O NOVO GRANDE

Um casamento no Vandelli Botanical Garden

Disclaimer e atualização de 2024

Ao ler e rolar este artigo do blog, você poderá ver algumas pessoas usando máscaras. Pode parecer estranho, mas a Sara e Guilherme foram um dos casais que decidiram casar-se antes mesmo do fim oficial da pandemia (apenas em maio de 2023).

Como os casamentos pequenos se tornaram uma nova tendência? 

Na sequência da pandemia de covid-19, os casamentos pequenos surgiram como uma tendência acentuada. Longe vão os dias dos eventos grandiosos com centenas e centenas de convidados. Em vez disso, os casais optam, cada vez mais, por cerimónias íntimas, rodeados apenas pelos entes queridos e mais próximos. E que melhor cenário para este tipo de celebração o do que um jardim botânico, onde a beleza da natureza serve de acompanhamento perfeito para a troca de votos?

Em Lisboa, os casais redescobrem o encanto dos pequenos casamentos, e jardins botânicos como o Vandelli Botanical Garden tornam-se locais cada vez mais populares para estas celebrações íntimas (ver também casamento na Estufa Fria).

Aqui, os casais encontram uma sensação de paz e serenidade que não pode ser reproduzida em locais tradicionais para casamentos.

No rescaldo de uma pandemia global, a tendência dos casamentos pequenos surgiu não apenas por necessidade, mas também pelo desejo de uma ligação genuína e de experiências significativas.

E assim, no meio desta vista e atmosfera de tirar o fôlego, é muito fácil dizer que um casamento no jardim botânico Vandelli é a expressão perfeita para a simplicidade e intimidade de um casamento pequeno – uma tendência que certamente durará.

Como foi? 

Um casamento no meio de uma pandemia global. “Pequeno é o novo grande” é a história da Sara e Guilherme, um casamento no Vandelli Botanical Garden (antiga Estufa Real), em tempos de Covid.

Muitos dos casais com casamento marcado para 2020, tiveram de passar pelo difícil processo de decisão de adiar o seu casamento. A quantidade de diretrizes governamentais foi mudando com o passar dos meses e, ao passo que uns decidiram fazer um “elopement” ou remarcar, outros casais reajustaram-se e a adaptaram-se à nova realidade: um casamento mais pequeno. Era tudo uma questão de manter o equilíbrio entre casar e manter a segurança de todos os intervenientes.

Quando a Sara e o Guilherme decidiram seguir em frente com a data marcada, ligaram-me imediatamente e conversámos sobre tudo o que ia acontecer. Era fundamental para eles viverem o dia da forma mais “normal” possível, respeitando todas as medidas de segurança necessárias. Isso significava uma estreita articulação entre todos os fornecedores, convidados e eles próprios. 

Uma das principais decisões – uma vez que em outubro, os casamentos estavam limitados a 50 pessoas – foi a redução da lista de convidados. O seu casamento contou apenas com a presença dos familiares mais próximos, com quem conviviam numa base regular. Tanto a cerimónia como o jantar aconteceram em espaços devidamente arejados e, apesar de todos os ajustes necessários quanto à desinfeção e distanciamento social, o dia foi lindo.

O Vandelli Botanical Garden (antiga Estufa Real) é um espaço para casamentos envolvido numa atmosfera romântica de jardins cuidados, com uma vista deslumbrante sobre o Tejo. A decoração escolhida foi elegante e os tons terra aludiam ao outono. Se tivesse de descrever este casamento numa palavra, escolheria “caloroso”. 

Dêem uma olhadela e digam-me se sentem o mesmo...

vandelli botanical garden

COMO PODEMOS RESERVAR A NOSSA DATA?

Encomendas