“Dar o Corpo ao Manifesto” é um projeto de fotografia conceptual, uma declaração de corpos, que se assumem pelo que são, num “assumir” que anda de mãos dadas com o “permitir”.
Neste exercício, cada um dos participantes expôs-se a nu e despojou-se de auto conceitos. Ainda assim, para estas pessoas comuns, o desafio ultrapassou a nudez. A revelação franca das suas inseguranças e fragilidades abriu portas a um lugar seguro, partilhado e livre, onde se permitiram confiar num olhar que não o seu.
Durante o confinamento de três meses, e perante a impossibilidade de fotografar outros, vi-me impelida a fotografar-me, o que resultou numa série de auto-retratos (um deles, a capa do calendário). Pelo meu corpo, expressei-me e, ao fazê-lo, colidi com as minhas vulnerabilidades. Desse confronto, veio a catarse. Depois a partilha e a inspiração.
Obrigado a todos os que participaram, apoiaram e acompanharam este projeto em todas as suas fases. Não tenho palavras para expressar essa gratidão!
Uma vez que se trata de uma publicação de autor, os calendários e blocos de notas são uma edição limitada.
Mas alguém ainda usa calendários de parede? Talvez não, por serem visualmente desinteressantes, enfadonhos ou apenas porque os telemóveis são mais práticos.
Ainda assim, optei por imprimir esta coleção de imagens sob a forma de um calendário, devido ao seu tamanho e dupla funcionalidade: um calendário que se pode tornar numa peça de arte decorativa.
Sim, é verdade! Todas as impressões podem ser facilmente emolduradas (na imagem, as molduras são de tamanho 30×40). Dessa forma, poderão ter uma edição limitada de fotografia conceptual na vossa parede.
Ao contrário de imagens produzidas em série, apenas um grupo limitado de pessoas terá acesso a este trabalho.
Quer tenham paredes vazias ou sintam que está na altura de mudar a decoração do escritório ou sala, creio que esta é uma bonita forma de o fazer.
Ao contrário dos calendários, os blocos de notas são algo que quase toda a gente tem. São pequenos, cabem facilmente numa mala ou saco e podem ser muito úteis.
Este bloco de notas em formato A6 inclui páginas lisas em papel reciclado e 12 impressões entre elas. As imagens, no entanto, são diferentes das presentes no calendário e de tamanho inferior.
Para mim, a beleza deste pequeno bloco de notas reside, não apenas nas imagens, mas também na dedicação inerente à sua criação. Todos os blocos de notas foram feitos por uma artista local.
A capa exterior e todas as páginas foram cosidas à mão.
Calendários estão à venda por 15€
Blocos de notas estão à venda por 12€
(+ portes de envio)
* caso pretendam receber em casa por CTT
* entregas em Setúbal sem custo acrescido
Poderão enviar um email para click@helenatomas.pt, preencher o formulário abaixo ou contactar para 914 227 525
* O pagamento deverá ser feito previamente. Poderá usar Mb way ou Transferência bancária.
* Os calendários e blocos de notas serão entregues no final de Novembro.
Todos os participantes são pessoas como nós; nenhum é modelo.
–
Todas as sessões foram feitas individualmente, no Teatro Estúdio Fontenova.
–
As sessões realizaram-se entre junho e outubro.
–
Na última sessão, permiti-me a ser fotografada também, pelo que o projeto deu uma volta completa.
–